Translate

Normas

Todo trabalho a ser enviado deve ser digitado de acordo com os modelos disponíveis para cada Comunicação, conforme os critérios abaixo:

I. INFORMAÇÕES GERAIS

As apresentações dos resumos de pesquisa e relatos de experiências ocorrerão no prédio da Universidade e serão organizadas de acordo com os GT’s. As salas serão divulgadas posteriormente, via e-mail e no blog do evento.

II. PARTICIPANTES:

RESUMO EXPANDIDO:
Podem inscrever trabalhos nesta modalidade alunos de graduação e pós-graduação, que estejam devidamente matriculados, profissionais de educação e afins que estejam desenvolvendo ou já tenham desenvolvido atividade de pesquisa em suas instituições de ensino superior e acompanhados pelo orientador(a) nas áreas dos GT’s.

RELATO DE EXPERIÊNCIA:
Podem inscrever trabalhos nesta modalidade alunos de graduação e pós-graduação, que estejam devidamente matriculados, profissionais de educação e afins que desenvolvem e/ou desenvolveram práticas pedagógicas e/ou de caráter educativo e social nas áreas dos GT’s.

III. INSCRIÇÕES

As inscrições devem ser realizadas pelo blog, destacando a escolha do GT e o assunto do encaminhamento deve conter a expressão:

• Se for Resumo expandido: “Resumo Expandido”
• Se for Relato de Experiência: “Relato de Experiência”

IV. NORMAS TÉCNICAS

RELATOS DE EXPERIÊNCIA

1. Os Relatos de Experiência devem conter de 05 a 07 laudas, incluindo as Referências e os Apêndices e/ou Anexos (quando houver).

·         Ser digitado em página formato A4, com margens superior e esquerda de 3cm e inferior e direita com 2cm; fonte Arial, tamanho 12, com espaçamento 1,5, e com recuo de 1,25cm.

·         Serão aceitos no máximo 3 (três) Autores

Os trabalhos deverão apresentar rigor teórico-metodológico contemplando, em sua organização, os seguintes itens:

Resumo: deve conter uma entrada breve ao tema, objetivo, método e resultados. Sua extensão não pode ultrapassar 250 palavras. Utilizando um espaço simples, justificado, fonte 11. Após o resumo, inserir o mínimo de três e máximo de cinco palavras-chave ou termos representativos do conteúdo do trabalho, com iniciais maiúsculas e separadas por ponto final.

Introdução/Justificativa/Objetivo: situar o leitor no contexto da pesquisa. Devem ser abordados os seguintes aspectos: breve fundamentação teórica, objetivos e justificativa.

Desenvolvimento do Trabalho: apresentar de forma detalhada os procedimentos metodológicos adotados na condução da pesquisa, tais como: tipo de pesquisa, população e amostra, instrumento para coleta de dados, aspectos éticos, técnica e processos utilizados, delineamento experimental e análise estatística dos dados.

Reflexões acerca desta experiência: apresentação e discussão detalhada dos resultados obtidos em pesquisas (Se necessário, incluir ilustrações e tabelas).

Resultados/Conclusões: apresentar as principais contribuições que a pesquisa trouxe, trazendo uma discussão sobre os principais resultados e reflexões acerca da proximidade ou distanciamento em relação a outros estudos.

Referências: mencionar nas referências as fontes ou os autores que foram citados no texto, seguindo as normas da ABNT.

Baixe aqui MODELO PARA RELATO DE EXPERIÊNCIA

RESUMO EXPANDIDO:

Antes de acessar o site para a inscrição, elabore seu resumo expandido no Word, em página A4, fonte Arial 12. Assegure-se que o documento completo, com inserção de figuras, imagens, fórmulas, ilustrações, gráficos ou tabelas, se for o caso, não ultrapasse 7 (sete) páginas(mesmo não tendo alcançado o limite máximo de caracteres).
Os trabalhos deverão apresentar rigor teórico-metodológico e atender as normas abaixo:
I. Possuir de 10 mil caracteres (mínimo 5 laudas), a 23 mil caracteres (máximo 7 Laudas);
II. Ser digitado em página formato A4, com margens superior e esquerda de 3cm e inferior e direita com 2cm; fonte Arial, tamanho 12, com espaçamento simples, com uma linha entre parágrafos sem recuo. Veja o modelo no final desta norma;
III.  Resumos com tabelas, gráficos, fotos, imagens de qualquer gênero deverão inserir no formato de imagem, extensão do arquivo .jpg ou .jpeg, tamanho máximo de cada arquivo de Mb;
IV. Para facilitar o processo de inscrição, o texto deverá ser previamente digitado em word, contendo:
1.    Título e Referência do Título
2. Autores e Referência de Cada Autor
Serão aceitos no máximo 03 (três) Autores.

CORPO DO RESUMO:

1. Introdução – deve ser breve e justificar o problema estudado de forma clara. O último parágrafo deve conter os objetivos do trabalho realizado.
2. Metodologia – Deve conter as referências da metodologia de estudo e/ou análises empregadas e contemplar as exigências dos preceitos éticos do estudo.
3. Resultados e Discussão – deve conter os dados obtidos e deve estar baseada e comparada com a literatura utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações. Serão aceitos resumos com tabelas, gráficos, fotos. (Aqui se concentra a maior parte do texto).
4. Conclusões – resultados do trabalho descrito no resumo expandido.
5. Palavras-chave – inclua de três a cinco expressões, relacionadas ao tema do trabalho, separadas por “ponto e vírgula”, e que não devem estar presentes no Título.
6. Agradecimentos –  (Item opcional) – destinado a informar agências financiadores, instituições apoiadoras e colaboradores.
7. Referências – deverá ser listada apenas a bibliografia citada no texto, de acordo com as normas da ABNT. 

Baixe aqui MODELO PARA RESUMO EXPANDIDO